Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Retrofit: restaurante

Recuperação de espaços através da arquitetura

O clube nas margens da represa Guarapiranga nos procurou para a criação de um segundo restaurante, menor e mais acolhedor que o existente, e que pudesse abrigar tanto almoços como jantares. Havia às margens da represa uma edificação que ao longo dos anos possuiu diversos usos e no momento era subutilizada. Esta abrigava somente uma pequena lanchonete, enquanto parte de sua área construída estava sem uso.

Reforma de restaurante

Antes e depois | bar restaurante

Após nossa análise ficou clara a necessidade de um projeto de retrofit*, possibilitando uma nova vida para este edifício que vinha sendo esquecido pelos usuários do clube. Assim, sem que fosse necessária uma nova construção o clube ganharia um espaço singular através da adaptação e modernização do que já existia.

fotos antes restaurante itaú unibanco Guarapiranga

Fotos antes | lanchonete e salão

Concluímos que com a integração da área da antiga lanchonete e do salão inutilizado, teríamos espaço suficiente para a implantação do bar e do salão do restaurante. Para implantarmos a cozinha industrial, optamos por escavar parte do terreno, anexo ao bar, pois o espaço existente não era suficiente.

Assim privilegiamos as áreas de bar e salão devido à localização privilegiada da edificação, com vista para a represa e com uma área externa que poderia ser utilizada como varanda com mesas.

Toda a estrutura foi recuperada e modernizada, eliminando os arcos e ampliando os vãos que foram fechados com vidro criando uma grande varanda integrada ao espaço externo.

etapas da obra de retrofit

Fotos obra | 1. escavação terreno para cozinha industrial 2 e 3. remoção dos arcos 4. demolição alvenarias e abertura dos vãos

A escolha dos acabamentos foi decisiva para a criação do ambiente mais intimista, que era o principal desejo do clube. Elegemos a pedra Hitan preta e a madeira como protagonistas, conseguindo um ambiente acolhedor e invernal, mas que, ao mesmo tempo, por serem materiais naturais compõe com a paisagem.

Com dois grandes balcões formando um L em madeira de demolição, o bar surge como ponto focal do projeto e também serve para organizar os espaços ao seu redor.  A madeira também foi utilizada no forro com o ripado de Cumaru e no piso, na área do salão que foi utilizada para marcar o espaço das mesas.

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Bar | frente varanda

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Bar |frente varanda

Bar | lateral integração salão restaurante

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Bar e Salão restaurante | vista represa

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Mesas restaurante | vista represa

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Varanda restaurante | vista represa

Bar restaurante represa em predra Hitan e madeira de demolição

Vista | varanda e restaurante represa

Com o projeto de retrofit* o clube ganhou um novo espaço aconchegante e acolhedor e mais uma opção de lazer para os usuários.  Para ver mais detalhes desse projeto e se sua empresa também pensa em fazer um projeto de retrofit*, entre em contato com a gente.

*O termo retrofit: retro de origem latina que remete “ao que passou” e fit de origem inglesa que significa “ajustar”. Assim na junção temos o “ajuste do que está antigo”. No Brasil há uma Norma específica para isso, a NBR 15.565. De acordo com ela retrofit é a “remodelação ou atualização do edifício, ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando a valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética”.

Erro › WordPress