Edifício residencial Lorena

 

O projeto do edifício residencial foi concebido para ser um edifício exclusivo e único, um edifício verde. São 3 duplex, cada unidade com 515m² dos quais 36m² são de jardim privativo, além das áreas de varanda. Para a integração total dos jardins com as varandas e interiores dos apartamentos, os pisos e os jardins estão todos nivelados, como se as áreas externas fossem uma extensão das áreas internas. Com isso conseguimos trazer o verde para dentro dos apartamentos, além de fazer uma agradável barreira visual, aumentando a privacidade de cada duplex.

 

O térreo e a cobertura foram projetados para uso compartilhado. No térreo temos o acesso de pedestres e uma grande área de pilotis rodeados pelos jardins e no fundo do edifício a raia da piscina. Na cobertura o rooftop com espaço gourmet é rodeado por jardins e duas grandes varandas com vistas para skyline de SP.

 

O projeto estrutural foi elaborado em conjunto com o projeto de paisagismo, as vigas calhas com dimensionamento 70 x 60cm livre na frente das varandas e 40 x 60cm nas laterais, possibilitando o plantio de espécies de porte arbóreo e arbustivo, na cobertura seguimos o mesmo critério. Já para os panos de jardim do térreo e da cobertura as vigas são invertidas nessas áreas, e todos esses jardins são sobre laje. A única área do projeto com terreno natural é no térreo na frente do edifício, onde plantamos espécies arbóreas de maior porte.

 

No projeto de paisagismo as espécies selecionadas para as varandas dos duplex foram pitangueiras e jabuticabeiras, de porte arbóreo e manacás, tumbergias, pleomeles, dracenas entre outros de porte arbustivo, além das forrações. No térreo e cobertura foram escolhidas espécies tropicais e na sua maioria da mata atlântica. Todas as jardineiras e os jardins do térreo e cobertura tem irrigação automática.

 

Todos os jardins são prioritariamente compostos pela vegetação da Mata Atlântica e por árvores frutíferas e nativas. Algumas das espécies escolhidas foram jabuticabeiras, pitangueiras, manacás-da-serra, pleomeles, quaresmeiras e suinãs.

Local

Jardins, São paulo - SP

Data projeto e obra

2015| 2017

Área

Duplex 550 m² | Total 2600 m²

Arquitetura

Lucia Manzano | Arquitetura + Paisagismo em parceria com Chahin Arquitetura

Paisagismo

Lucia Manzano | Arquitetura + Paisagismo

Categoria

Edifício / Paisagismo

Erro › WordPress