Clube de caça e tiro de São Paulo - Lucia Manzano | Arquitetura + Paisagismo
77
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-77,custom-background,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Clube de caça e tiro de São Paulo

A construção se situa num platô no topo de um morro, rodeado pela mata atlântica, e assim busca, externamente a simplicidade de uma casa de campo, que facilmente se integra à paisagem, e internamente privilegia as visuais, a relação entre a mata e o céu, que é valorizada por grandes vãos envidraçados e pelas varandas abertas e sombreadas.

As áreas de estar tem lugar de destaque e buscam valorizar o conforto e o convívio dos usuários. O grande salão, com pé direito duplo, foi divido pela lareira, elemento central que valoriza uma proposta mais intimista, ao mesmo tempo em que integra as salas de estar ao restaurante.

A busca pelo conforto nas altas temperaturas do verão e no frio e vento do inverno foi preocupação constante deste projeto. A escolha da implantação e o uso de ventilação cruzada, com janelas sombreadas ora pelas varandas, ora por brises, em conjunto com o revestimento em pedra das fachadas, com propriedade de isolante térmico, conferem o conforto desejado.

Num diálogo direto entre a arquitetura e a decoração, que valoriza o mobiliário brasileiro, com peças de Sergio Rodrigues, Carlos Motta e Jader Almeida, o projeto privilegia o uso da madeira, do couro e da palha dos móveis e a rusticidade do cimento, do aço corten e da pedra bruta da construção, emoldurados pelo verde da mata que os envolvem como num cenário.

Local

Santana de Parnaíba - SP

Data

2011/2012

Área

665 m²

Cliente

Clube de caça e tiro de São Paulo

Fotos

Luana Fischer