Casa de Vila 2 - Lucia Manzano | Arquitetura + Paisagismo
72
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-72,custom-background,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Casa de Vila 2

O cliente nos pediu para transformar uma casa antiga de vila, sem jardim, com uma edícula grande em uma casa iluminada, rodeada de jardim e aconchegante.

Como a proposta era criar dois jardins, um na frente e outro no fundo da casa, na frente da casa o terreno foi aterrado, nivelamos os pisos da área interna e externa, possibilitando a abertura de portas e janela. A caixilharia em madeira, desenhada pelo escritório, ampliou os vãos e integrou o interior ao exterior. O jardim no fundo da casa só foi possível com a demolição total da edícula, que tinha dois pavimentos. Além do jardim, criamos um piso em tijolo de demolição, e uma área de estar coberta em pérgola de madeira e vidro.

Com a demolição da edícula, tivemos que remanejar o layout interno da casa para acomodar a área de serviço e depósito. A área de serviço foi remanejada para o antigo lugar da cozinha, as paredes em cogobó auxiliam na iluminação e ventilação. A cozinha foi remanejada para a antiga sala de jantar. Com isso conseguimos uma integração total entre cozinha e salas, os caixilhos desenhados pelo escritório, são em persiana de madeira que também podem ficar fechados ou totalmente abertos. A copa faz a ligação entre a cozinha, área de serviço e área externa. No living, o caixilho que abre e fecha, também possibilita a integração ou fechamento das salas com a biblioteca. Dessa maneira conseguimos integrar os ambientes internos à área externa e jardim.

Local

Ibirapuera, São Paulo - SP

Data projeto e obra

2015 | 2016

Área

316 m²