Apartamento Moema - Lucia Manzano | Arquitetura + Paisagismo
78
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-78,custom-background,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Apartamento Moema 2

A solicitação dos clientes foi por privilegiar as áreas de salas e varandas, e o uso de materiais naturais. Já para o projeto de interiores a proposta foi valorizar o mobiliário brasileiro, com uma paleta neutra de cores, valorizando a texturas dos materiais naturais como a madeira, o couro, as fibras naturais além de alguns toques de cor, que complementam e dão um toque de charme e deixaram o projeto com uma pegada mais despojada e contemporânea.

A escolha dos materiais de acabamento foi criteriosa. A madeira e o cimento, que juntos fazem uma proposta despojada, também reforçam o aconchego que os clientes desejavam.  Para o piso da sala escolhemos as placas cimentícias, que compõe com o deck em madeira da varanda. O ponto de cor vem do tapete, fotografias e alguns móveis.

Para conseguirmos integrar a varanda às salas, formando uma grande área social, optamos por nivelar os pisos. A escolha do deck em madeira Curmaru para o piso da varanda, resolveu o desnível entre os ambientes e reforçou a atmosfera acolhedora, desta área mais informal, com churrasqueira, estar e plantas.

Para trazer unidade aos ambientes em alguns pontos específicos, optamos pela neutralidade do tecnocimento, que foi usado oras no piso, oras na parede e composto com ladrilhos hidráulicos e azulejos coloridos.

Com a mesma proposta de trabalhar as texturas dos materiais, a parede do fundo do Home é de chapisco pintada de branco, que tem uma textura suave e foi valorizada pela iluminação junto à parede.

Outro ponto importante do projeto foi o projeto de marcenaria desenvolvido pelo escritório, que conseguiu unir materiais mais sustentáveis como painel de pinus e bambu, a materiais mais funcionais como a fórmica, na cozinha, banheiros e dormitórios. Para a cozinha a composição foi feita com os painéis de pinus e fórmica branca canelada, o aconchego da madeira, sem perder a leveza com o uso do branco. Para os banheiros dos filhos optamos por bancadas em painel de bambu, além de ser super ecológico, ficou ainda mais descontraído com os armários coloridos. O piso dos dormitórios foi escolhido o taco em madeira amêndola, que tem uma cor clara e cheia de veios, reforçando a escolha pelos materiais naturais.

Local

Moema, São Paulo - SP

Data projeto/ obra

2011/2012

Área

190 m²

Fotos

Evelyn Müller